American Journal Experts

Simulação computacional do efeito de mutações relacionadas a doença degenerativa

17 dezembro, 2013

Grupo de Bioinformática e Biologia Computacional do Instituto Biomédico publicou na edição de dezembro da revista internacional Plos One a análise do efeito de 124 mutações do gene SOD1 na estrutura da proteína humana. As alterações se relacionam ao desenvolvimento da esclerose lateral amiotrófica – doença neurodegenerativa que leva à perda gradual de força e coordenação muscular.
O artigo Structural and Functional Analysis of Human SOD1 in Amyotrophic Lateral Sclerosis reúne resultados dos projetos de iniciação científica das estudantes de graduação Lorenna Giannini Alves Moreira, de Biomedicina, Livia Costa Pereira, de Sistemas de Informação, e Priscila Ramalho Drummond, de Medicina. Para a coordenadora do Grupo, professora Joelma Freire de Mesquita, “a pluralidade da equipe reflete o caráter multidisciplinar da bioinformática”. 
As análises foram disponibilizadas no banco de dados on-line desenvolvido pelo Grupo, para acesso gratuito e irrestrito. A partir do estudo computacional, as pesquisadoras farão experimentos em laboratório para investigar os efeitos das estruturas mutantes da proteína SOD1 na célula humana.

0 comentários:

Últimas Notícias