Identificado um gene que oferece uma nova pista para entender melhor a obesidade e pode levar ao desenvolvimento de novos medicamentos para o controle do metabolismo da gordura.
A proteína conhecida como lipina é uma enzima importante no processo de regulagem da gordura, e pode vir a ser usada no tratamento de condições que vão da obesidade à perda de peso em portadores de HIV.
Estudos anteriores com camundongos mostraram que a falta de lipina causa a perda de gordura, e que o excesso promove o acúmulo de uma quantidade extra, o que levou à conclusão de que a substância estaria envolvida com o metabolismo da gordura.
Em artigo que será publicado na edição de 7 de abril do Journal of Biological Chemistry, os pesquisadores descrevem que a lipina é uma enzima denominada PAP, um catalisador proteico necessário para a formação de gorduras, especialmente triglicerídios.
O grupo usou como modelo de estudo a levedura Saccharomyces cerevisiae . A enzima PAP desse organismo, que corresponde à lipina em mamíferos, foi isolada e verificou-se que as células sem a enzima apresentaram uma redução de 90% de gordura.
Fonte: Agencia Fapesp
Assuntos
- Alzheimer (3)
- Apoptose (1)
- Autismo (1)
- Bioinformatica e Biologia Computacional (5)
- Biologia Molecular (20)
- Cancer (11)
- Células-Tronco (4)
- Ciência (3)
- Coronavirus (1)
- Diabetes (1)
- Envelhecimento (3)
- Estresse (5)
- Eventos (5)
- Gene (6)
- Genética (10)
- Genoma (7)
- Infertilidade (1)
- Oportunidades (32)
Links
Arquivo
Seguidores
Gene da gordura
25 março, 2006Postado por Admin às 15:21
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário