A Embrapa Soja, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa e o Instituto de Pesquisa do Governo Japonês-Jircas, anunciaram durante o IV Congresso Brasileiro de Soja, realizado de 05 a 08 junho, a obtenção de uma soja geneticamente modificada para maior tolerância à seca. A nova planta recebeu um gene chamado Dreb, extraído da planta Arabidopsis thaliana, a primeira planta que teve seu genoma sequenciado.
O gene Dreb (Dehydration Responsive Element Binding Protein) codifica uma proteína que aciona os genes de defesa das estruturas celulares da planta. A patente do gene pertence ao Jircas (Japan Internacional Research Center for Agricultural Sciences), instituto de pesquisa japonês que firmou acordo com a Embrapa para uso em soja.
Os testes de campo com a soja Dreb devem durar cerca de 2 anos. Paralelamente, serão iniciados os estudos de biossegurança, considerando questões ambientais e de segurança alimentar humana e animal. A tecnologia Dreb também está sendo usada em pesquisas com tabaco, arroz e trigo por outros grupos de pesquisa do mundo.
Fontes:
SeedQuest
Embrapa
Assuntos
- Alzheimer (3)
- Apoptose (1)
- Autismo (1)
- Bioinformatica e Biologia Computacional (5)
- Biologia Molecular (20)
- Cancer (11)
- Células-Tronco (4)
- Ciência (3)
- Coronavirus (1)
- Diabetes (1)
- Envelhecimento (3)
- Estresse (5)
- Eventos (5)
- Gene (6)
- Genética (10)
- Genoma (7)
- Infertilidade (1)
- Oportunidades (32)
Links
Arquivo
Seguidores
Soja transgenica tolerante a seca
18 junho, 2006Postado por Admin às 10:37
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário