American Journal Experts

Gene da fome

02 novembro, 2006

Equipe de pesquisadores suíços e franceses identificou o gene responsável pela difusão dos sinais de fome, informou hoje a Universidade de Freiburg.

O estudo, realizado por Urs Albrecht (da Universidade de Freiburg) e por Etienne Challet (do centro universitário Louis Pasteur, em Estrasburgo), foi publicado pela revista científica Current Biology. A pesquisa mostra que um gene, batizado de Per2, está ativo tanto no cérebro como no restante do corpo.

A sincronização das horas das refeições com as reações físicas ligadas à fome "constitui uma base muito promissora para elaborar tratamentos contra a obesidade, contra os distúrbios de sono e contra o alcoolismo", afirmou a Universidade de Freiburg, em comunicado à imprensa.

Segundo os pesquisadores, "a alteração do relógio interno do ser humano pelos trabalhos noturnos ou pelo fuso horário" tem como conseqüência uma maior necessidade de ingerir álcool e pode influenciar de maneira indireta o peso corporal.

Fontes:

Lack of Food Anticipation in Per2 Mutant Mice. Céline A. Feillet et al. Current Biology, Vol 16, 2016-2022, 24 October 2006

Folha Online

0 comentários:

Últimas Notícias